PretaLab
Inovação e tecnologia por mulheres negras e indígenas.

A PretaLab é uma iniciativa do Olabi que acredita no protagonismo das meninas e mulheres negras e indígenas nos campos da inovação e tecnologia como forma de reduzir as desigualdades sociais do país.

O projeto começou como um mapeamento para coletar histórias e dados de protagonistas nesse campo. A partir disso, foram desenvolvidas ações para tornar visíveis essas trajetórias e estimular que mais meninas e mulheres considerem esse universo como uma possibilidade.

 

Acreditamos que ter exemplos que inspiram e ampliam nossos repertórios e possibilidades é parte importante da nossa educação e influencia o lugar que aspiramos ocupar no mundo. Por isso, a Pretalab organiza eventos, formações, participa de encontros, debates e ajuda a outras instituições a entenderem porque é importante diversificarmos o ambiente de produção das novas tecnologias.

O projeto estimula a representatividade por meio de histórias traduzidas numa série de 10 vídeos depoimentos de mulheres convidadas por #PretaLab a falarem sobre seu envolvimento nos campos da tecnologia, comunicação e inovação.

Pretalab ajuda instituições a entenderem porque é importante diversificarmos o ambiente de produção das novas tecnologias